Cliq16.blogspot.com ou Cliq16.rg3.net

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Para estudar para PO3

Este são exercícios que peguei em vários sites para ajudar nos estudos para a PO3! Bons estudos!

ESTRUTURA DAS PALAVRAS
Estudar a estrutura é conhecer os elementos formadores das palavras. Assim, compreendemos melhor o significado de cada uma delas. Observe os exemplos abaixo:
ARTISTA.jpg (3785 bytes)BRINCAMOS.jpg (3508 bytes)CHALEIRA.jpg (2134 bytes)DOGUINHUS.jpg (1969 bytes)
art-istabrinc-a-moscha-l-eiracachorr-inh-a-s
A análise destes exemplos mostra-nos que as palavras podem ser divididas em unidades menores, a que damos o nome de elementos mórficos ou morfemas.
Vamos analisar a palavra "cachorrinhas":
Nessa palavra observamos facilmente a existência de quatro elementos. São eles:
cachorr - este é o elemento base da palavra, ou seja, aquele que contém o significado.
inh - indica que a palavra é um diminutivo
a - indica que a palavra é feminina
s - indica que a palavra se encontra no plural
Morfemas: unidades mínimas de caráter significativo.
Obs.: existem palavras que não comportam divisão em unidades menores, tais como: mar, sol, lua, etc.
São elementos mórficos:
1) Raiz, radical, tema: elementos básicos e significativos
2) Afixos (prefixos, sufixos), desinência, vogal temática: elementos modificadores da significação dos primeiros
3) Vogal de ligação, consoante de ligação: elementos de ligação ou eufônicos.

Exemplos:

Palavra Inicial
PrefixoRadicalSufixoPalavra Formada
mudoemudeceremudecer
almadesalmadodesalmado

FormaSentidoExemplos
Aéros-arAeronave
Ánthropos-homemAntropófago
Autós-de si mesmoAutobiografia
Bíblion-livroBiblioteca
Bíos-vidaBiologia
Chróma-corCromático
Chrónos-tempoCronômetro
Dáktyilos-dedoDactilografia
Déka-dezDecassílabo
Démos-povoDemocracia
Eléktron-(âmbar)eletricidade Eletroímã
Ethnos-raçaEtnia
Géo-terraGeografia
Héteros-outroHeterogêneo
Hexa-seisHexágono
Híppos-cavaloHipopótamo
Ichthýs-peixeIctiografia
Ísos-igualIsósceles
Líthos-pedraAerólito
Makrós-grande, longoMacróbio
Mégas-grandeMegalomaníaco
Mikrós-pequenoMicróbio
Mónos-um sóMonocultura
Nekrós-mortoNecrotério
Néos-novoNeolatino
Odóntos-denteOdontologia
Ophthalmós-olhoOftalmologia
Ónoma-nomeOnomatopeia
Orthós-reto, justoOrtografia
Pan-todos, tudoPan-americano
Páthos-doençaPatologia
Penta-cincoPentágono
Polýs-muitoPoliglota
Pótamos-rioHipopótamo
Pséudos-falsoPseudônimo
Psiché-alma,espírito Psicologia
Riza-raizRizotônico
Techné-arteTecnografia
Thermós-quenteTérmico
Tetra-quatroTetraedro
Týpos-figura, marcaTipografia
Tópos-lugarTopografia
Zóon-AnimalZoologia


Radicais que atuam como segundo elemento:
FormaSentidoExemplos
-agogósQue conduzPedagogo
álgosDorAnalgésico
-archéComando, governoMonarquia
-dóxaQue opinaOrtodoxo
-drómosLugar para correrHipódromo
-gámosCasamentoPoligamia
-glótta; -glóssaLínguaPoliglota, glossário
-goníaÂnguloPentágono
-gráphoEscritaOrtografia
-grafoQue escreveCalígrafo
-grámmaEscrito, pesoTelegrama, quilograma
-krátosPoderDemocracia
-lógosPalavra, estudoDiálogo
-manciaAdivinhaçãoCartomancia
-métronQue medeQuilômetro
-morphéQue tem a formaMorfologia
-nómosQue regulaAutônomo
-pólis;CidadePetrópolis
-pterónAsaHelicóptero
-skopéoInstrumento para verMicroscópio
-sophósSabedoriaFilosofia
-thékeLugar onde se guardaBiblioteca
ormaSentidoExemplo
AgriCampoAgricultura
AmbiAmbosAmbidestro
Arbori-ÁrvoreArborícola
Bis-, bi-Duas vezesBípede, bisavô
Calori-CalorCalorífero
Cruci-cruzCrucifixo
Curvi-curvoCurvilíneo
Equi-igualEquilátero, equidistante
Ferri-, ferro-ferroFerrífero, ferrovia
Loco-lugarLocomotiva
Morti-morteMortífero
Multi-muitoMultiforme
Olei-, oleo-Azeite, óleoOleígeno, oleoduto
Oni-todoOnipotente
Pedi-Pedilúvio
Pisci-peixePiscicultor
Pluri-Muitos, váriosPluriforme
Quadri-, quadru-quatroQuadrúpede
Reti-retoRetilíneo
Semi-metadeSemimorto
Tri-TrêsTricolor
Radicais que atuam como segundo elemento:
FormaSentidoExemplos
-cidaQue mataSuicida, homicida
-colaQue cultiva, ou habitaArborícola, vinícola, silvícola
-culturaAto de cultivarPiscicultura, apicultura
-feroQue contém, ou produzAurífero, carbonífero
-ficoQue faz, ou produzBenefício, frigorífico
-formeQue tem forma deUniforme, cuneiforme
-fugoQue foge, ou faz fugirCentrífugo, febrífugo
-geroQue contém, ou produzBelígero, armígero
-paroQue produzOvíparo, multíparo
-pedeVelocípede, palmípede
-sonoQue soaUníssono, horríssono
-vomoQue expeleIgnívomo, fumívomo
-voroQue comeCarnívoro, herbívoro

01. Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada;
b) luz, luzeiro, alumiar;
c) incrível, crente, crer;
d) festa, festeiro, festejar;
e) riqueza, ricaço, enriquecer.

02. A série em que os vocábulos enumerados se relacionam porque provêm da mesma raiz é:
a) florescer, flandres, florear;
b) pousada, aposentado, cômodo;
c) reger; regulamento; regra;
d) corte; percurso; correr;
e) angústia; ângulo; anjo.

03. Assinale oca única opção em que ocorre variante do radical:
a) dizer, dizes, dizia;
b) faço, fazes, façamos;
c) amaria, amavas, amou;
d) quero, queres, querias;
e) vência, venceste, vence.

04. Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a) compostas: desinência de feminino;
b) quadrar: radical;
c) adotei vogal temática;
d) pareceram: vogal temática;
e) influência: desinência de feminino.

05. Vocábulo onde existe desinência de gênero:
a) segredo;
b) curiosidade;
c) força;
d) verbo;
e) alheia.

06. Assinale a alternativa sem desinência modo-temporal:
a) aplaudias;
b) acordou;
c) faltarás;
d) vendam;
e) cobrasses.

1. B
2. C
3. B
4. E
5. E
6. B

  • Questão 1
    Eis que abaixo se evidencia o refrão da música “Cabelo”, de Jorge Ben Jor e Arnaldo Antunes. Com base na análise deste, procure responder ao que se pede:
    Cabelo, cabeleira
    Cabeluda, descabela
    Cabelo, cabeleira
    Cabeluda, descabelada...

    Disponível em: http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/86143/
    a) Entre os elementos que formam a estrutura de uma palavra, há um elemento comum a vários vocábulos, denominado de radical. Identifique-o no fragmento em questão.

    b) Percebemos que a partir desse mesmo radical alguns elementos a ele se juntaram, formando novas unidades de significação. Com base nesse pressuposto, retrate-os.

  • Questão 2
    (UFSCar-SP - adaptada) Assinale a alternativa em que o elemento mórfico em destaque está corretamente analisado:
    a) menina (-a) – desinência nominal de gênero
    b) vendeste (-e) – vogal de ligação
    c) gasômetro (-ô-) – vogal temática de segunda conjugação
    d) amassem (-sse-) – desinência de segunda pessoa do plural
    e) cantaríeis (-is) – desinência do imperfeito do subjuntivo

  • Questão 3
    (FGV-RJ) Assinale o item em que há erro quanto à análise da forma verbal cantávamos:
    a) cant- é radical
    b) -á- é vogal temática
    c) canta- é tema
    d) -va- é desinência de pretérito imperfeito do subjuntivo
    e) -mos é desinência de 1ª pessoa do plural

04. Assinale a alternativa que contenha a palavra cujos elementos gregos componentes signifiquem “estudo – antigo”.

a)arqueologia
b)orictologia
c)herpetologia
d)etnologia
e)ornitologia

28. (FUVEST) As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas. Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:
      a) alguém - algo - algum
      b) ler, leitura - lição
      c) ensinar - ensino, ensinamento
      d) candura - cândido - incandescência
      e) viver - vida - vidente

32. (TRE-ES) Quem possui inveja é:
      a) invejozo d) invejoso
      b) invejeiro e) invejador
      c) invejado

34. (FUVEST) Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advérbio:
      a) desesperança         d) extremamente
      b) pessimismo             e) sociedade
      c) empobrecimento

40. (PUC-RJ) A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de:
      a) embalançar         d) encobrir
      b) abstrair             e) perfurar
      c) encaixotar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.